Buscar

sábado, 6 de agosto de 2011

Estou de volta - pensando sobre a compaixão

Olá queridos amigos, estou de volta, e para abrir com chave de ouro as portas do Blog quero falar hoje sobre um sentimento que pouco se cultiva, mas que vivi a poucos dias numas das várias lições que a vida me dá: a compaixão.

Compaixão (do latim compassione) pode ser definida, quando visto da ótica verbal, como a compreensão do estado emocional de outrem.
Mas o sentimento vai além da palavra.  Jesus foi nosso exemplo máximo de compaixão. Sua maneira doce e especial de entender, sentir e ajudar a todos a sua volta que sofriam de alguma forma é e sempre será o mais belo que podemos guardar em nosso coração.
O desejo de aliviar a dor alheia muitas vezes nos faz paralisar. Muitas vezes estamos petrificados, sem saber o que fazer, mas o nosso coração nos sinaliza que somos humanos, mas temos dentro de nós a luz e o amor de querer do fundo do nosso eu aliviar a dor e o sofrimento de quem não consegue enxergar o caminho, ou até mesmo não tem como fazer isso.
Uma palavra, o carinho da mão estendida, o olhar para dentro da alma, é o que as pessoas que sofrem precisam. Nada impossível, não é?
A compaixão nos aproxima e afasta o ódio do nosso coração. E também nos traz muito bem ao nosso íntimo à medida que nos mobilizar para amenizar o sofrimento de quem quer que seja nos mobiliza para tirar de nós as agruras da vida.
Nós acabamos por ser os maiores beneficiários. Aprendemos a amar sem receber nada em troca, só precisamos ter boa vontade e acreditar que unidos viveremos melhor.

5 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Gisele!!!
    Que bom que voltou, feliz retorno minha amiga!!!
    Bela mensagem minha amiga, pois esta maravilhosa virtude que nos foi ensinada pelo grande Mestre Jesus está entrando em desuso no mundo moderno. Devemos sempre auxiliar os que estão em sofrimento e quando possível tentar amenizar as causas deste mal. Estender as mãos é obrigação de todo ser humano, pois aqui estamos para aprender a viver em comum e na pratica do amor.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei minha amiga!!!
    Tenha um maravilhoso domingo, recheado com muitas bênçãos e alegrias!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amada cunhadinha...

    Adorei ler sua postagem e também me fez refletir um pouco sobre essa palavra: compaixão.

    Acho que poderíamos dividí-la para também entendê-la: com + paixão... se olharmos para os outros com um pouco mais de paixão e amor ao próximo, deixaremos de enxergar apenas nossos próprios problemas e conseguiremos ver que muitas vezes os outros precisam de uma ajuda que está ao nosso alcance e que essa ajuda ao próximo poderá ser também nosso próprio remédio.

    Linda postagem!! Adorei ver você novamente por aqui...

    Beijos e fique com Deus sempre!!!
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Olá querido Luis Eduardo!

    Que possamos no ajudar ao próximo guardar em nosso coração as lições do bem para que possamos caminhar sempre rumo a nossa evolução espiritual.

    Obrigada pelo comentário e carinho!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Olá minha amada cunhadinha!

    Agradeço sempre o seu carinho!

    Você observo por um prisma diferente e muit interessante também. E mais uma vez voltamos ao amor. É esse sentimento que temos de cultivar sempre na busca de nossa melhora, basta ter boa vontade e aprenderemos lições valiosas.

    Obrigada pelo comentário!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  5. Olá querida amiga, que bom que está de volta aqui conosco na blogosfera !

    Lindo texto ! Compaixão é um sentimento que habita nos bons e sensíveis corações :)
    Quem se coloca no lugar do outro e quase pode sentir a sua dor, e se propõe a ajudar da forma que for, mesmo que com um gesto singelo , carrega consigo uma luz muito preciosa !
    Muitos acham que às vezes não podem ajudar muito e que só tem uma palavra amiga para oferecer, mas nunca devemos subestimar nosso recursos neste aspecto, pois um abraço e a demonstração de boa vontade em ajudar, pode salvar uma vida, alegrar um dia triste e fazer um mundo melhor !

    Um beijãoooo

    ResponderExcluir