Buscar

sábado, 13 de agosto de 2011

Depende sempre de nós

Fazer o bem sem esperar nada em troca não é tarefa fácil para a maioria das pessoas. Muitas vezes vemos reclamações do tipo “fui tão amigo de sicrano e olha o que tenho em troca” ou “fiz tanto pelos meus filhos e hoje eles não agem como entendo ser correto”, dentre outras lamentações.

O ser humano é dotado de tanto egoísmo que muitas vezes não se dá conta do quão mal atraí para si. A expectativa só é frustrada quando guardamos em nosso íntimo a vontade mais louca de sermos “beatificados” por ter feito algo que muitas não passa de uma obrigação, seja como cidadão, religioso, amigo ou tenha até mesmo uma obrigação familiar.



 

Esperar algo em troca é uma armadilha, mas do meu ponto de vista podemos utilizá-la de uma maneira menos dramática. Ao percebemos esse incômodo em nós é sinal que precisamos trabalhar a vaidade desenfreada que toma conta do nosso ser.

Acredito que podemos treinar nosso coração a fazer aquilo que nos surge na vida de forma mais amena sem tantas cobranças. Pensar que aquele que nos conclama ajuda está sofrendo, que muitas vezes a lição que aprenderemos estendendo o braço pode nos ser maior que qualquer expectativa, aliviar o coração com a certeza de que a consciência de dever cumprido é que nos retorna a condição de humanos que somos.


Que possamos fazer o bem sem olhar a quem. Que a nossa forma de ser cidadãos nos permita realizar o que gostaríamos que nos fosse feito se estivéssemos em igual condição... somente quando nos colocamos no lugar do outro podemos entender o sentido da palavra solidariedade.


 

2 comentários:

  1. "Não permita que tua mão esquerda veja o que a tua mão direita dá..."

    ResponderExcluir
  2. O que fizermos apenas por nós mesmos morre conosco, o que fizermos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal...

    Que seu dia seja iluminado mana!
    bjusss
    Ge

    ResponderExcluir