Buscar

domingo, 26 de junho de 2011

Aprender a dizer não

Diante do dia a dia tão corrido, muitas vezes nos falta sensibilidade de enxergar em nós mesmos nossos limites, aquilo que nos agride, internamente e que merece muita atenção.
Por que dizer não? Me fiz essa pergunta e descobri em mim algo que precisa ser trabalhado e que muitos de nós não se percebe, mas nos afeta de forma a nos causar desconforto, fora as doenças que se desencadeiam em nós sem mesmo desconfiarmos.
Quando nos anulamos em favor do outro muitas coisas podem estar por detrás dessa atitude, como o sentimento de não se sentir rejeitado, buscar a aprovação e o amor das pessoas, sendo permissivos com elas.
Ledo engano achar que esse comportamento possa trazer qualquer tipo de benefício para o íntimo que pode se machucar mais por não ser genuíno, do que buscar uma aprovação que não vem, e que muitas vezes vem de forma interesseira e não nos permite ser quem somos.
As pessoas devem nos amar, admirar e respeitar da forma que somos. Dizer sim sempre, indistintamente, não trará o envoltório de autenticidade e confiança que a vida deve ter. Ao contrário, magoar-se consigo mesmo, frustrar-se com o outro e atrair doenças como alergias, doenças do coração (estresse pode causar essas doenças), dermatites, síndrome do intestino irritável, depressão, dentre outros problemas é o que pode se colher por não saber dizer não.
Somos responsáveis, sempre, por aquilo que nos acontece na medida em que os limites devem ser sinalizados por nós. Aprender a dizer não de forma respeitosa, com firmeza, mas ao mesmo tempo com carinho e sem agressividade é um exercício que pode trazer benefícios a nós e àqueles que estão a nossa volta.
Relações mais saudáveis e cheias de aprendizado é o que busco como forma de escola nessa existência tão intensa e mágica.
Que possamos aprender a dizer não, quando necessário!
(*Imagens extraídas da internet)

8 comentários:

  1. Olá minha querida amiga !!!

    Bela reflexão !!
    Como é difícil dizer não !! Principalmente para aqueles que gostamos , admiramos e respeitamos...
    Mas todo ser humano comete erros e pode cometer também abusos, por isso é importante termos bom senso para saber discernir onde é preciso colocar limites.
    Se a relação for verdadeira, seja ela de amizade, amor, parental, profissional, etc, sem dúvidas nossa negativa não vai abalar a essência deste sentimento.
    Mas às vezes, pelos motivos que mencionou de aceitação, acabamos cedendo... e isso com certeza faz mal... Um médico me disse uma vez que meu problema na coluna poderia ser por carregar literalmente o mundo nas costas... aquilo me fez refletir muito !
    É difícil, mas é necessário dizer não , claro que como mencionado, com educação e clareza de motivos, mas não deixaremos de ser quem somos e nem perderemos o respeito e amor alheio por causa disso :)

    Um beijão e boa semana !

    ResponderExcluir
  2. Oi Sam, saudades!

    É isso mesmo, aprender a dizer não é um ato de amor a nós mesmo.

    Até por questões culturais, temos o hábito de achar que o sim é uma forma de nos redimir de nossas falhas, ou até mesmo de agradar as pessoas a nossa volta.

    Como você disse, isso não é verdadeiro pois se estivermos mal conosco não estaremos plenos com as pessoas que amamos.

    Por isso, sempre com base no respeito e no amor dizer não é uma aitude que nos fará fortes e não fracos como muitas vezes pensamos!

    Bjokas em seu coração e obrigada pelo carinho de sempre!

    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi, minha linda e querida!
    Adorei o seu texto! Adorei porque tem a ver com a forma que penso (inclusive tenho um texto sobre esse tema). Acho que a maior parte das pessoas tem receio em dizer não porque acha que desta forma irão magoar os outros. Mas, a questão é: de que adianta não magoar os outros e magoar a si próprio? Ou, pior, dizer sim para quem muitas vezes não tem tanta importância para nós, enquanto dizemos muitos "nãos" para quem amamos... Essa troca é justa? Certamente não!
    Acho que as pessoas deveriam ter consciência de que a vida em si é feita por muitos nãos! Quem nos ama e estima de verdade, compreende isso!
    Grande beijo, amiga! Adorei te rever nessa linda reflexão!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida!

    Fico muito feliz que tenha gostado, a mensagem é realmente de coração. Aprendi essa lição com os tropeços que a vida nos coloca quando se faz necessário aprender.

    Como você bem disse, devemos dizer não momento e para as pessoas certas, afinal somos falíveis, graças a Deus e é isso que faz com sejamos únicos e cheios de virtudes.

    Com certeza quem nos ama de verdade saberá que o não muitas vezes é para o próprio bem e necessidade deles mesmos.

    Bjokas e obrigada pela visita cheia de carinho.

    Gisele

    ResponderExcluir
  5. OI Gisele quantas vezes um NÃO tem poder curador tanto para quem fala como para quem recebe, quando dizemos só sim nos tornamos escravos de nós mesma, pois a vida não é só de sim ela é enriquecida com os nãos. O não é preventivo é sadio e isso estou falando dentro do seu texto, pois tem o outro lado, existem das pessoas que só sabem dizer não, essas também são escravas.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  6. Olá Gisele, que prazer encontrar seu blog. Adorei seu texto e concordo com cada palavra. Sempre digo, que as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos. Saber dizer não, é um ato de amor consigo mesmo. Já estou te seguindo. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Iris!

    Acredito que todo excesso é prejudicial, por isso, temos de buscar o equilíbrio, inclusive quando dizemos não.

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Marcela!

    Eu é que fico lisonjeada com a sua visita, obrigada por suas palavras.

    Quando no posicionamos diante da vida, respeitamos nossos limites e assim podemos ser mais felizes.

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir