Buscar

quinta-feira, 5 de maio de 2011

São Luís - Maranhão

Queridos amigos, despretensiosamente, em 2010 viajamos para São Luís do Maranhão. Explico: em princípio nosso destino seria Minas Gerais, mas como na época estava havendo um evento no estado e no local que queríamos não havia hotel disponível optamos por deixar para uma próxima oportunidade.


No escuro, então, escolhemos esse destino.



São Luís foi fundada por franceses, mas colonizada por portugueses. Reduto de poetas como Aluísio Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros. Por isso, é conhecida como Atenas Maranhense.




Nessa sua cultura, tão miscigenada, há herança dos negros escravos, onde o tambor-de-crioula fascina os visitantes.



A cidade também é sede do governo estadual onde o Palácio dos Leões é o edifício-sede. Muito bonito por sinal. A visitação pode ser feita por dentro, em horários pré-definidos e não é possível tirar fotos.


São Luís é também sede do Tribunal de Justiça do Estado e como não podia deixar de ser, tirei uma fotinho em frente... kkkkk



  A cidade é muuuuuuuito quente, isso porque esta localizada próxima a Zona de Convergência Intertropical. É muito interessante isso, em frente ao Palácio dos Leões existe um rio chamado Anil e a água desse rio desaparece aproximadamente às 9 horas da manhã para retornar só às 16 horas. Além disso, há a laguna de Jancen  (laguna, por existir saídas para o mar) onde é o “point” noturno, com barzinhos e ótimos restaurantes às suas margens.



Existem muitas praias, que por sinal são lindíssimas e inclusive, existem algumas quase que desertas, perto de dunas e tudo o mais, dentre elas uma localizada na cidade de Raposa.



Perto dali há uma ilha MARAVILHOSA chamada Alcântara. Munícipio que não faz parte de São Luiz, mas que vale a pena conhecer. O único inconveniente é que a viagem (de uma hora e meia, mais ou menos) é de barco em alto mar. Quando desligam os motores e o barco segue pela maré o mal-estar é inevitável, então quem tem esse problema, melhor não arriscar... existe a possibilidade de se chegar por terra, mas a viagem é muito longa, mais ou menos 7 horas.



Quanto a culinária do lugar, vários frutos do mar, vários tipos de peixe, e o que eu mais gostei: o arroz de cuxá.

Um prato da culinária maranhense, feito com vinagreira, um tipo de planta "azedinha", camarão seco, farinha de mandioca seca - base da alimentação do índio - e pimenta do cheiro, ingredientes encontrados com fartura na região. Além do seu caráter regional, o preparo do cuxá utiliza o recurso do pilão, utensílio típico da conzinha brasileira, para socar o alimento.


 Fazendo um balanço do passeio só tenho a lamentar que o governo desse estado não invista em mais infraestrutura para receber os turistas, apesar de as pessoas serem extremamente hospitaleiras e o lugar ser lindíssimo, ainda se deve muito quanto a esse quesito a melhorar.

12 comentários:

  1. Oi minha querida Gigi, bom dia!!!

    Adorei conhecer um pouco mais desses belíssimos lugares e saber também um pouco mais da história desse estado através de vocês... quem sabe um dia ainda me aventuro a conhecer pessoalmente...

    Você sabe o quanto gosto de viajar... para mim não existe nada melhor do que arrumar as malar e sair por aí, seja de carro, de ônibus, de avião (de barco eu também abro mão KKK)... conhecer lugares, pessoas, viver momentos diferentes de nossa rotina, com certeza, revigoram qualquer um...

    Quanto a primeira foto: viu aquele cara atrás de vocês? Então, olhando de repente, tive a impressão de ser o cabelo do Du, todo arrepiado... um baita topete KKKKKKK

    Brincadeiras à parte, todas as fotos que vocês trouxeram são lindas!!!
    Adoro viajar nessas suas postagens...
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida Lu!

    Fico feliz que tenha gostado. É sempre muito bom conhecermos lugares diferente pois nos agrega uma riqueza fantástica, experiência que nos ajudam a viver melhor e nos traz felicidade ao coração.

    Quanto ao cabelo do Dudu.... kkkkk.... só você mesmo, eu não tinha reparado, mas até que ele ficou simpático com esse novo look.... vou indicr de ele procurar uma peruquinha nesse estilo para a próxima viagem... hihihi

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo histórico da viagem, muito gostoso pois virtualmente fiz a viagem com vocês. Realmente o Brasil é um paraíso para desvendarmos e conhecermos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. ola minha rica
    ai ai ai vcs me deixaram com agua na boca
    linda as fotos confesso q era um lugar q naum me atraia mas todo cantinhu tem seu encanto

    bjo grande
    felicidades a vcs

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi, minha querida!
    Não conheço e nem tinha vontade, mas lendo a sua excelente postagem, fiquei curiosa... Parece-me ser um programa bem interessante!
    As fotos estão incríveis, Gi!!!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Olá Edegard!

    Realmente o Brasil tem em cada cantinho uma coisa nova para descobrirmos e as surpresas podem ser melhores do que imaginávamos.

    Obrigada pelo comentário!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Juci!

    É muito bom poder viajar e conhecer experiências diferentes, isso nos faz enxergar além do nosso "mundinho".

    Podemos nos surpreender sempre!

    Bjokas e obrigada pelo carinho!

    Gisele

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Jackie!

    Confesso que eu também nunca tinha pensado em conhecer até isso surgir inexplicavelmente em nossas vidas... e te digo, valeu muito a pena.

    Conhecer novas culturas sempre vale a pena!

    Bjokas e obrigada pelo carinho!
    Gisele

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gi!

    Não conheço nada no Maranhão, mas morro de vontade de ir pra lá (é que morro de vontade de ir pra outros lugares antes, rs, então vai sempre ficando pro fim da lista!).

    Depois de tudo o que você nos mostrou, acho que vou ter que repensar minhas prioridades, hehe.

    Fico feliz que tenham curtido tanto a viagem e tirado essas fotos lindíssimas!

    Beijos,

    Erica

    ResponderExcluir
  10. Olá querida amiga!

    Viajar é sempre muito bom... nos faz ter novas experiência e desestressamos do dia a dia.

    Vá sim a São Luís, tenho certeza de que irá gostar!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  11. Olá gi,
    Gostaria de esclarecer antes tarde do que nunca, que Alcantara não é uma ilha, parece mais não é. Ela é municipio agarrada ao continete. Também, o rio Anil não seca somente neste horário ele sofre influencias das marés que por sua vez sofrem influiencia da lua. Assim, o horario varia uma hora por dia.
    beijos e parabéns pelo blog
    Kátia Dias

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Katia!

    Primeiro quero pedir desculpas pelas falhas... mas foi com sinceridade do que apreendi é que escrevi, tomarei mais cuidado da próxima vez.

    Linda cidade e passeio e agradeço de coração a sua participação.

    Obrigada!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir