Buscar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

De quem são às rédeas?

É como diz o ditado “se um dia quiser fazer Deus morrer de rir, é só contar a Ele sobre os seus planos”.



Alimentamos dentro de nós a idéia de que podemos controlar a nossa vida. Bem, acho muito importante termos objetivos, fazer planos, ir atrás daquilo que acreditamos, mas controlar de forma fixa e com perfeccionismo a vida que muitas vezes tem seus próprios desígnios, acho um pouco perigoso.


Muitas vezes fazemos planos, idealizamos uma vida perfeita e, zupt... tudo muda, algo superior simplesmente muda o curso das águas e nós simplesmente não aceitamos, morremos de ódio, inventamos inimigos, como se o Universo estivesse conspiramos contra nós. Ledo engano.


Queremos controlar a vida, como se tivéssemos um guia de orientações manipulando aquilo que muitas vezes não depende só de nós. Obsediamos a nós mesmos.


Quando estamos indo para o trabalho e um atraso ocorre, o que fazemos? Esbravejamos, xingamos, batemos o pé ou pensamos que talvez por uma previdência a nosso favor, estejamos sendo desviados de infortúnios que poderiam nos prejudicar? Tudo é uma questão de como queremos ver a vida. De uma forma negativa ou positiva.

Também não podemos desprezar nosso estado psicológico, emocional, interno, que muitas vezes está em desalinho e nos leva a interpretar a vida com uma venda nos olhos. Mas também devemos fazer um esforço para que essa venda saia deles, para que possamos deixar de lado esse controlador que só nos leva ao desânimo e, em muitos casos, à depressão. Podemos pedir ajuda sempre, aqueles que amamos nos quer bem e podem nos ajudar muito.


As rédeas de nossas vidas podem sofrer a influência de muitas coisas, fatores que se esbarram na Lei de Murphy, em nossas convicções religiosas, nas mais variadas situações que o cotidiano nos leva, mas creio que o que pode nos fazer seguros do que queremos e buscamos é agir sobre o aqui e o agora. Planos são importantes, mas não devemos fazer deles nossos carrascos de forma a manipular coisas e pessoas de forma desenfreada... como sempre, bom senso é sempre o melhor amigo.

4 comentários:

  1. Ótimo texto, perfeito para uam refelxão!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi, minha querida!
    Muito sábio esse texto e concordo que a partir do momento que buscamos uma visão mais positiva e otimista acerca da vida, as coisas mudam de foco. Quando queremos encontrar problemas, olhamos para os lados e assim os enxergamos; agora, quando queremos encontrar aprendizado, olhamos e vemos que tudo acontece como e quando têm que acontecer e cabe a nós separar o que nos conduz adiante daquilo que apenas atrasa os nossos passos. Não dá para planejar tudo, sem dúvida alguma, mas dá para determinar os passos no caminho do bem!
    Grande beijo e parabéns pelo belíssimo post!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Janete!

    Fico feliz que tenha lhe tocado de alguma forma. Saber lidar com o controle é algo difícil, mas que vale a pena dispender esforço.

    Obrigada por seu comentário!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Olá querida amiga Jackie!

    Acredito sempre no poder da nossa vontade. Devemos nos condicionar ao nosso eu, saber quem realmente somos e a partir daí buscar nosso crescimento, evolução.

    Às vezes encontramos obstáculos, mas não devemos desanimar.

    Caminhar sempre!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir