Buscar

domingo, 15 de maio de 2011

Liberdade de Expressão

Liberdade de expressão. Em nome dela muitos tem se sentido no direito de insultar, de soltar seus "demônios", atacando a todos e tratando com intolerância aqueles que estão a sua volta.

Num passado não tão distante assim, tínhamos medo de falar, de escrever, de explorar aquilo que num primeiro momento era considerado desconhecido e nos causava curiosidade. Liberdade de expressão demonstração de democracia.

Democracia conquistada a muito custo... a custo de mortes, torturas, selvageria humana, pressão psicológica e pressão popular. Enfrentamos tudo isso e fortalecidos conquistamos o direito de mostrar nossas ideias de maneira ampla, sem nos preocupara com as barreiras das restrições. Podemos, finalmente, nos manifestar por aquilo que acreditamos sem medo de ser feliz.

Mas creio que com o tempo as pessoas estão perdendo a noção do que seja liberdade em se expressar e respeito aos ideais alheios. Sou totalmente a favor de nos assumir, tal qual somos, mas até que ponto temos de nos impor e as nossas verdades de forma agressiva e sem qualquer educação junto aos demais da sociedade.

Não seria hipócrita a ponto de acreditar que não há mais preconceitos no mundo, mas me espanta a forma cada vez mais descontrolada que essas intolerâncias vêm se apresentando.

De acordo com o “Evangelho segundo o Espiritismo” pergunta 841 à liberdade é necessária, mas temos de fazer dela caminho de fraternidade, mostrando nossas convicções sem violência.

Que possamos usar os meios que nos são disponibilizados para expressar nossas ideias de forma responsável lembrando que cada um tem sua verdade e não somos donos delas. Respeito é valioso em qualquer lugar e até mesmo para desabafar nossas agruras há formas educadas de se fazer sem atacar e ferir quem quer que seja.

*Imagens extraídas da internet

6 comentários:

  1. Lindo texto, realmente inspirador. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida !!!

    Belíssimo reflexão !!
    Acredito que mesmo que nosso ponto de vista ou crenças e até mesmo personalidade sejam diferentes da maioria, eles podem ser expostos sem agredir ninguém.
    É totalmente possível exercer esta liberdade de expressão de maneira saudável, ou seja com respeito, educação e elegância.
    Até mesmo quando discordamos de algo, podemos dar nossa opinião educadamente, pois acho que quem usa de grosseria ou violência já perde a razão de início, porque mostra que não tem argumentos suficientes para tal.
    se soubéssemos usar esta liberdade desta maneira, o mundo seria bem diferente e muito melhor !

    Beijosss e boa semana !

    ResponderExcluir
  3. Olá Pensador!

    Agradeço de coração o seu comentário.

    O que desejo com as minhas postagens é sempre refletir sobre o que acredito com respeito e amor.

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Sam!

    Sempre tão simpática! Amiga, creio sim que saber respeitar ao próximo seja o caminho para a evolução da humanidade.

    Que possamos usar a educação em todos os momentos de nossa vida! O mundo agradece.

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi, minha querida amiga!
    Amei esse texto!Principalmente porque ele vem de encontro com um pensamento que tenho e ao questionamento que tenho feito sobre liberdade, direitos de expressão... Claro, cada um carrega a sua verdade e, na medida do possível, a defende conforme as suas convicções; entretanto, há quem utilize do desrespeito, da invasão, da imposição de suas "supostas" verdades para reivindicarem algo que pertence aos outros e não a si! Desde que comecei a interagir no diHitt, por exemplo, aprendi que as opiniões são muitas e diversificadas e que cada uma merece respeito, estando nós de acordo ou não! Cada um na sua, mas com o devido respeito às discordâncias e opiniões diferentes. Agora, infelizmente, têm pessoas que ainda forçam muito e passam a invadir a privacidade alheia, fazendo com que todo esse conceito seja reavaliado e questionado! Mas, como te respondi em minha postagem, não devemos nos desviar de nossa essência e nem desacreditar daquilo que nos orienta. Os caminhos também são muitos, mas o ponto de chegada pertence a cada um!
    Grande beijo, amiga e parabéns por essa magnífica postagem!
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Olá querida amiga Jackie!

    Somos diversificados e pensar diferente faz parte da graça que a vida tem... e aprender com essa diversidade é algo rico, mas nem todos sabem aproveitar e discordar com civilidade, respeitando o espaço e ideias dos outros.

    E isso é triste! Me tira do eixo. Mas como é reconfortante ter amizades assim como você, a Sam, a Lu, o Glauco e todos que aqui trasitam com tanto carinho e respeito a mim.

    Só posso agradecer por tudo e te dizer, amiga que é uma honra trocar experiências com você e que esse nosso espaço sirva para demonstrarmos que podemos expressar nossas idéias de forma educada.

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir