Buscar

terça-feira, 15 de março de 2011

Solidariedade

Imagem retirada do Google

“Solidariedade é dever elementar, indispensável à edificação da paz no Mundo e à preservação da paz na consciência...”
Richard Simonetti

Em tempo de tantas catastrofes da natureza, no Brasil e fora dele, a palavra solidariedade está em moda. Mas que tal refletirmos sobre o seu significado? O que significa ser solidário?


“Solidário é aquele que partilha o sofrimento alheio, ou se propõe a amenizá-lo.”
Na questão 176 do Livro dos Espíritos, somos esclarecidos de que “todos os mundos são solidários”, com essa afirmação vemos que a solidariedade é Universal e necessária para a manutenção da vida e do progresso.
Num mundo de tantas dores e dificuldades, como o nosso, sempre há espaço para a prática da solidariedade. Um dos grandes exemplos conhecidos no exercício da solidariedade foi Francisco de Assis.

Ele não só exerceu a solidariedade com os homens, mas também com os animais e com a natureza como um todo.

Busquemos desenvolver o espírito de solidariedade para que cada um possa amenizar as dores uns dos outros, preservar a vida e contribuir para a escalada do progresso e da ascensão espiritual na Terra.

9 comentários:

  1. Olá minha querida Gi!
    Muito bem colocada a questão da solidariedade! E penso que além de buscarmos a solidariedade quando as tragédias ocorrem, deveríamos tê-la sempre no dia-a-dia da vida, nas pequenas (mas não menos significantes) situações que nos cercam. Solidariedade, para mim, é ter nobreza na alma e no coração!
    Lembro que meu pai sempre tinha em casa um prato de comida reservado para alguém que precisasse...Nos ensinou que ajudar ao próximo não é apenas virtude, mas uma forma de amar, conforme Deus nos ensina.
    Acho que é isso, amiga...o resto é mais conversa fiada e vontade de ser politicamente correto. Boas ações, assim como a solidariedade são provadas em condutas diárias e não em ocasiões "especiais".
    Adorei o texto, querida!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. É isso aí minha querida!!!

    Espero que a "solidariedade" não esteja apenas na moda e que ela se perpetue dentro do coração de todos e que, com o tempo, cada vez mais, seja transformada em grandes obras do bem em favor do próximo afina, amar ao próximo como a si mesmo sem solidariedade fica difícil né!!!

    Beijos minha linda, parabéns pela postagem...

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga Jackie,

    É isso mesmo, a solidariedade deve estar nas coisas mais cotidianas, pois o amor deve ser exercido com todos!

    Obrigada por suas sábias palavras!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!

    Para aqueles que tem o amor enraizado em seus corações a solidariedade não é só uma moda, mesmo... essas pessoas são movidas a fazer o outro se sentir acolhido e não medem esforços para isso.

    Posso citar aqui a nossa amiga Silvia a qual tenho como exemplo e que me faz ter esperança de que o bem sempre prevalecerá.

    Obrigada por seus comentários sempre cheios de luz!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisele,
    Solidariedade: Esta palavrinha me mobiliza...
    Gostei do que vi e li por aqui.
    Parabéns pelo blog e obrigada por fazer a Travessia.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Ser solidário é indispensálvel para um cristão que tem fé, a solidariedade é necessária neste mundo,todos podem e devem ser solidários, da prazer em ajudar e consolar que precisa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Querida Beth,

    O amor ao próximo tão enfatizado por nosso mestre Jesus não tem sentido se não agirmos com solidariedade, que bom que ela está em seu coração!

    Obrigada pela visita e pelo carinho!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  8. Querida Fatima, concordo com você... muitas vezes pensa-se tanto em solidariedade em setido material e esquecemos que um abraço e um carinho podem muito bem trazer conforto a um coração que chora.

    Obrigada por suas sábias palavras!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  9. Solidariedade - esse sentimento que nasce em nós é que está sempre acompanhado da generosidade.
    Sim, que todos nós possamos desenvolver dentro de nós a solidariedade e a compaixão pelo próximo.
    Uma bela postagem.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir