Buscar

quarta-feira, 9 de março de 2011

Doce vida

Meus amigos, hoje minha postagem tem a finalidade de pensarmos sobre algo que aflige a muitos de nós, mas que não é tão difundido quanto deveria ser: o vício por doce.

Li uma reportagem muito interessante na revista "Seleções" que aborda o tema com bastante propriedade e que me interessou bastante de forma a compartilhar com todos vocês.

Um advogado americano afirma que pode haver indícios suficientes para justificar a regulamentação da indústria alimentícia e imprimir alertas de saúde pública nos produtos com níveis acentuados de açúcar e gordura, iniciando-se uma luta jurídica contra o setor de fast-food por serem, nesses moldes considerados prejudiciais à saúde.

Em estudos feitos com ratos foi verificado que os animais submetidos a doses significativas de xarope (cumuladas com a alimentação normal do bicho) foi verificado que seus cérebros liberavam o neuro-transmissor dopamina, responsável pela sensação de bem-estar, o mesmo mecanismo do viciados em drogas.

É isso mesmo, o consumo reiterado de açúcar vicia. E como o "danado" traz um bem-estar ferrenho a quem tem deficiência de dopamina, o nosso cérebro se sente saciado com a tal "droga".

Por isso, devemos nos cuidar cada dia mais e àqueles que amamos: nossos pequenos.

Que possamos buscar ajuda quando necessário e educar os pequeninos a boa alimentação e prática de esportes, isso ajudará a torná-los mais felizes.

É isso que gostaria de compartilhar neste post.

6 comentários:

  1. Oi amiga Gisele, muito boa essa postagem, se a educação começar com a criança no futuro teremos um adulto saudável!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  2. Olá Gisele!

    Eu concordo com a ideia pois sempre digo que cada pessoa quando fosse se preparar para ser mãe, precisaria de ser reeducada, pois, há muito o que se falar a esse respeito, desde incentivar a uma alimentação saudável, quanto ao que se diz aos talentos que cada criança traz e si mesmo, realmente, quando conquistamos transmitir amor, boa alimentação e despertar os talentos, criamos pessoas melhores e mais preparados para a vida social.

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  3. Com demasiada frequencia amamos coisas e usamos pessoas,
    quando deveriamos estar usando coisas e amando pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Uma alimentação correta, bons hábitos, prática de esportes é importante na saúde das crianças, mas claro as mães precisam estar preparadas,certamente refletirá na saúde quando adultos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gi.
    Superimportante esse texto - num momento em que o número de obesos no mundo só aumenta, achei excelente a sua colocação sobre os cuidados com as crianças, pois é nessa fase que a obesidade começa a se desenvolver. E é muito difícil que uma criança obesa não se torne um adulto obeso!
    Grande beijo,
    Erica (www.oamorestanarede.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi querida!
    Bem, como sabemos qualquer excesso é prejudicial! Açúcar, com certeza, em demasia, faz mal...isso já é comprovado. Agora, que vicia, isso é fato, pois vemos muitas pessoas chocólatras e "formigas" (rsrs...como dizemos aqui em casa) que encontram um certo tipo de paz ao consumirem doces!
    Eu não corro esse risco, pois não sou fã de doces e, graças a Deus, não sei se por genética ou falta de incentivo, aqui em casa não sofremos desse "mal".
    Grande beijo e parabéns pelo alerta, matéria e pesquisa!
    Jackie

    ResponderExcluir