Buscar

sábado, 30 de abril de 2011

A humildade e o orgulho


 
Imagem extraída da internet
A humildade é muitas vezes, diante dessa vida tão atribulada, esquecida por muitos. Mas
trata-se de flor tão benevolente em nossa vida que gostaria de falar dela hoje.

Muitos envaidecidos em seus conhecimentos profissionais ou até mesmo em outros setores da vida cotidiana colocam em suas atitudes ou palavras a soberba de não admitir serem falhos ou não conhecerem exatamente de tudo.

Ainda me recordo daqueles que “jogam” palavras ao vento, numa vontade louca de se fazerem aceitar, sem o filtro da bondade e do respeito.

Quantas pessoas, não são letradas em bancos de universidades e possuem conhecimentos profundos da vida! Quantos não freqüentaram esses, ditos, redutos de sabedoria e possuem conhecimentos profundos sobre vários ramos profissionais!

Meu pai possui formação somente até a quarta série primária e é exímio mestre de obras. Fico impressionada com a sua facilidade com cálculos! Sempre trabalhou sendo responsável por obras de construção civil calculando quanto material seria necessário para a execução dos serviços, fora as nossas casas que sempre foram feitas por ele.

De que vale, portanto, tanto orgulho? Da vida o que levamos são o amor, as amizades, o bem que pudermos fazer a virtude que temos na vida e que nos envolve e nos torna pessoas melhores.

Que possamos retirar essa venda que nos tapa os olhos nos ferindo e àqueles que estão a nossa volta. Busquemos ouvir o próximo, ouvir o que diz o nosso coração, tratar com lealdade e justiça aqueles que nos cercam sem a máscara de que somos superiores.

Aliás, superiores em que? Faça-se essa pergunta e verá que tudo se resumirá a questões materiais, pois o intelecto, esse todos, sem exceção tem capacidade e potencial de se igualar, na medida em que a generosidade nos atrai para o verdadeiro conhecimento da vida.

A humildade não é humilhação, e sim a arte de ter tolerância com as limitações alheias... que pensemos nisso!

7 comentários:

  1. ola minha rica
    bem o ser orgulhoso na grande maioria das vezes num é capaz de prestar atenção nos detalhes e talvez por isso perca sua humildade

    bjão minha rica

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Juci!

    Por isso, creio que seja tão difícil as pessoas se admitirem orgulhosas... muitas vezes isso está tão enraizado que as pessoas não conseguem mesmo veer isso.

    Por isso, temos de olhar mais para dentro de nós e refletir sobre as nossas atitudes.

    Bjokas e obrigada pelo carinho de sempre!
    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Sempre feliz pelas suas visitas em minhas páginas!!!
    Seu espaço também valo ouro.
    è bom poder vir por aqui e encontrar palavras que nos trazem VIDA!!!
    Abraços e um lindo começo de semana!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida amiga !!

    Ótima a sua reflexão !
    Quando mencionou seu pai, me recordei de minha mãe, ela só tem o primário e hoje é gerente de uma grande transportadora a muitos anos, tem um português perfeito, lê muito, etc, por isso mesmo não encho meus olhos com quem só proclama títulos ou palavras, meu respeito se rende a ações !
    Infelizmente muitos de nós ainda se deixa impressionar e até se sente inferiorizado com pessoas que gostam de menosprezar os outros... A meu ver quem age assim, tem ´problemas de auto estima.
    Mas também não sou a favor da falsa humildade, pois esta é ainda uma das piores formas de orgulho, onde mora a manipulação de sentimentos alheios.
    Creio que devemos sim, nos orgulhar de nossas qualidades, comemorar nossas vitórias, mas sempre de maneira saudável e sem ferir ou humilhar nossos semelhantes.
    Como tudo na vida, equilíbrio é imprescindível :)

    Um super beijooo e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Malu!

    Agradeço o carinho de sempre!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Olá querida amiga Samanta!

    Essa é a intenção! Que possamos refletir e criar forças para colocarmos em prática essas reflexões.

    Obrigada por seu comentário e carinho de sempre!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir