Buscar

domingo, 1 de julho de 2012

Não sou burra! Ninguém o é!

Como é enfadonho ver as pessoas defenderem suas supostas "verdades" como forma de escalada a se chegar, um topo a ser alcançado, não sei para qual finalidade. As pessoas tem mania de julgar as outras sem conhecer suas vidas, suas histórias, sua versão, seus motivos, e se vêem no direito de dizer e julgar o outro sem a menor compaixão.


Somos seres humanos, vindos de muitos lugares, muitas culturas, muitas religiões (ou até mesmo sem elas), muitas vivências e antes de sair por aí sentindo-se o dono de conceitos pré-estabelecidos, que tal abrir a mente para uma coisa chamada "MÚLTIPLA INTELIGÊNCIA".


Um senhor chamado Howard Gardner (1985) muito bem escreveu e estudou sobre isso, nos trazendo subsídios para pensar. 

Psicólogo, defende que todos os indivíduos possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. A linha de desenvolvimento de cada inteligência, no entanto, será determinada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por condições ambientais. Ele propõe, ainda, que cada uma destas inteligências tem sua forma própria de pensamento, ou de processamento de informações, além de seu sistema simbólico. Estes sistemas simbólicos estabelecem o contato entre os aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis e funções culturais.

Dessa forma, Gardner identificou as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Mas tantas outras podem existir.

E cada um pode desenvolver, mais algumas habilidades, menos outras, mas todos temos capacidades. E não somos menos por não dominar de forma completa todas. Ao contrário, isso é que é o diferencial da vida. Sempre buscarmos crescer, aprender e tolerar o que não nos são pares.

Ninguém é mais ou menos inteligente que o outro, somos diferentes!

Cabe a nós somente utilizar nossas habilidades a propósito do amor, isso sim faz a diferença. Por que excluir, se podemos tentar entender, aprender, amar? Por que julgar e disparar palavras que machucam, se podemos calar e evitar a cicatriz que machuca e demora vidas para se curar? Por que ir de encontro aquilo que não te completa, se pode deixar ir embora sem traumas?

Sermos diferentes é condição desse planeta que é ESCOLA, por isso, estamos aqui. Que possamos respeitar e cuidar de nossas próprias inteligências a serem melhoradas, ao invés de nos preocupar e julgar o outro que está num caminho diferente do nosso!

2 comentários:

  1. Passando para deixar meu carinho e meu abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir