Buscar

terça-feira, 26 de abril de 2011

Lute por seus ideais... mas cuidado!

Imagem extraída da internet

Às vezes me pergunto se devemos ceder sempre a imposição da sociedade de ser bom sempre. Quando nos propomos a ser pessoas de bem, a ajudar ao próximo e a agir da forma mais correta com aqueles que estão a nossa volta, alguns entendem isso como "resolva os meus problemas" ou "posso sempre abusar".


Mas creio que usar da boa-fé das pessoas para benefício próprio não seja correto. A vida é uma via de mão dupla, temos de agir de forma correta, amiga, esperançosa e respeitosa para que ela nos devolva pelo engajamento nosso, a energia do bem.


É muito simples, cruzar os braços e achar que as coisas caem do céu. Que aqueles que estão a nossa volta tem que nos servir a maneira e momento que queremos. As pessoas não são perfeitas, conviver é o que dita as regras.

É como disse Emmanuel, através de Chico Xavier: "Deus visita a criatura pela própria criatura". De braços cruzados não conquistamos nada, nosso esforço em buscar nosso sucesso também nos direciona para aqueles anjos que encontraremos em nossas vidas. Se não estamos na sintonia de batalhar pela vida, não nos depararemos com a energia da busca.

Aprendi sempre a lutar pela vida, pelo amor, superação de minhas dificuldades e me entristece ver que o ser humano quer tudo no colo.

Minha mensagem hoje é de não economizarmos na busca de nossos ideais e direitos, mas não levando essa responsabilidade para os outros, nós somos o comandante dessa nau chamada nossa vida!

10 comentários:

  1. Oi Gisele,não podemos deixar de fazer a coisa certa por causa da insensibilidade de alguém, pois eles sempre vão existir, mas o que podemos fazer é ajuda-las e a melhor maneira de fazer isso é não fazer o que elas querem, algumas pessoas confundem amar, cuidar e ajudar como ter quer fazer tudo para os outros e não é tem horas que você tem quer dizer NÂO pois essa é a melhor forma de ajudar essa pessoa.

    Amiga uma boa noite

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga Iris!

    Realmente a palavra não muitas vezes serve como corrigenda e devemos utilizá-la não para desestimular e sim para mostrar àqueles que amamos a que a vida necessita de vontade e luta, sempre.

    Obrigada por seu carinho e comentário sempre tão lúcido!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi, minha linda e querida amiga!
    Adoro reflexões assim! Adoro! E a sua está sensacional, porque também me faço as mesmas perguntas e elas me levam a pensar e questionar cada vez mais!
    Querida, acho que independente de qualquer coisa devemos fazer aquilo que nos faz bem... Se fazer o bem é algo que está em sua essência, não a desvie! Assim, também, como se não quiser fazer nada, não se cobre por isso! Acho que, muitas vezes, nos colocamos um peso terrível nos ombros em mostrar humanidade, fazendo o bem que está além do nosso alcance ou limites. Não temos que provar nada à ninguém, mas apenas manter nossa paz interior.
    Os julgamentos alheios sempre existirão, estando nós promovendo o bem ou apenas de braços cruzados. Também acho que não dá para ver pessoas precisando de ajuda e ficarmos no conforto de nossa segurança, ignorando as suas necessidades. Mas é preciso saber a hora de dar o alimento e a hora de dar a vara para pescar... É nisso que muitas pessoas se perdem, pois acham que a melhor ajuda é aquela que vem pronta e não aquela que chega através do aprendizado.
    Como sempre "conversamos", temos nossos caminhos, nossas opções e nossas escolhas... Temos, todos, o bom e o ruim dentro de nós e o que alimentamos será aquilo que nos sustentará...
    Então, acredito que você (que tive a honra de conhecer pessoalmente, olhar e enxergar a bondade de seus olhos, sentir a boa alma que reside em sua pessoa) esteja na categoria eterna dos que promovem o bem! E é maravilhoso poder encontrá-la nesse caminho cada vez que eu decido percorrer por ele também!
    Grande, maravilhosa a sua reflexão! Bravo! Palmas para você, querida!
    Grande beijo, cheio de carinho, respeito, amizade e admiração!!!!!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Os que sempre esperam um dia ficam sem e ai sentam e choram a má sorte e o abandono de Deus, sem no entando reconher que só alcança quem busca sem esmorecimento, sem deixar que a fadiga da procura seja motivo para sentar e ficar esperando.

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida amiga !!!

    Belíssimo texto, excelente a reflexão !
    É muito mais prático e seguro, cruzar os braços e aguardar os acontecimentos, melhor ainda é se alguém faz tudo pra nós !! Mas será que é melhor mesmo ? Desta forma somos simplesmente parasitas ! Não avançamos, não aprendemos, não crescemos...
    E ainda tem gente com a petulância de achar que os outros devem servir por obrigação e põe nas mãos alheias a responsabilidade por tudo de bom e ruim que lhes acontece...
    A vida é cheia de desafios para todos, e o que a enriquece é esta nossa coragem para tropeçar, levantar e AGIR !
    Adorei !
    Um super beijoooo

    ResponderExcluir
  6. Olá querida amiga Jackie!

    Primeiro quero te agradecer pelo carinho das palavras, me emocionei muito! Quando elas vem do coração é muito gostoso, e você é uma pessoa autêntica, por isso, confio na veracidade do sentimento. O que posso dizer é muito obrigada!

    Quanto as reflexões, creio que sejam muuuuuito necessárias para a nossa corrigenda, afinal o que plantamos hoje, pode ser o nosso espinho de amanhã.

    Concordo com as suas colocações, sempre temos de nos respeitar, fazer aquilo que nossa consciência nos sugere, pois ela é nossa bússula... sem cobranças, de preferência.

    Mas tenho de confessar que me cobro sempre o melhor, mas isso não é bom. Resquício de uma educação, digamos assim, um tanto severa.

    Mas temos de primar sempre pelo meio termo. Como você bem disse, às vezes temos de fazer nosso papel de cidadãos de bem e ajudar, outras vezes ensinar a pescar.

    O que realmente me fez escrever essas linhas foi o abuso de algumas pessoas em te impor uma obrigação em ajudar e isso não acho correto.

    Se colocar no papel de vítima é muito fácil, mas temos de ser guerreiros dentro de nossas limitações e buscar dentro delas qual a nossa responsabilidade, não é mesmo?

    Querida, como sempre gosto de frisar, essas trocas me fazem muito bem e tenho aprendido muito com todos vocês.

    Palmas para nós que buscamos a evolução no caminho do bem!

    Bjokas em seu coração!
    Gisele

    ResponderExcluir
  7. Olá Manoel!

    Realmente a inércia é um atraso na vida de qualquer ser humano. Temos de buscar o trabalho na corrigenda de nossas limitações e assim uma vida mais digna e verdadeira.

    Obrigada por seu comentário e participação!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  8. Olá minha querídissima amiga Sam!

    Obrigada por seu carinho e amizade e por fazer parte dessas pessoas tão gentis comigo!

    Gosto muito de me questionar, e observar e colocar na escrita minhas indagações... me faz olhar para dentro e tentar melhorar meus defeitos.

    Por isso, acho injusto alguns se acharem no direito de exigir posições sem qualquer tipo de auto-ajuda (sem trocadinhos... rsrsrs).

    Temos tanto a ajudar, a levar àqueles que necessitam, acalentar àqueles que sofrem!

    Mas quando a pessoa está com a faca e o queijo nas mãos, é complicado pedir que alguém fatie por elas.

    Que possamos refletir sobre e jamais agir com precipitação!

    Bjokas em seu coração!
    Gisele

    ResponderExcluir
  9. O bem-estar é o nosso melhor guia. Não adianta correr atrás das coisas. Precisamos permitir que elas nos alcance em nosso próprio círculo e daí buscar o que temos de bom em cada experiência. Bom Feriadim. Bom Dia do Trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Olá querido Blog do Profex!

    Discordo de você... acredito que temos de lutar por nossos ideais para que eles se tornem realidade. Mas o esforço tem de partir de nós de forma honesta, sem deixar para outras pessoas a responsabilidade de nossa felicidade.

    A ajuda ao próximo é necessária, mas tudo em conjunto. A inércia pode nos atrapalhar e nos acomodar em várias fases da vida e creio que isso não seja saudável.

    Obrigada pela participação e carinho!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir