Buscar

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Enfrentando a depressão

Queridos, hoje vou postar uma mensagem que recebi muito bonita e reflexiva, e quero compartilhar com vocês de coração aberto. Espero que gostem.


"Considerada pelos especialistas como o Mal do século XXI, a depressão já atinge cerca de 15% da população mundial. A depressão é um estado d'alma que tem como causa diversos fatores. Mas o principal deles, e muitas vezes ignorado pelos especialistas, está radicado no cerne do Espírito imortal.
O Espírito eterno é herdeiro de si mesmo. Pela Lei de Causa e Efeito ele traz, ao nascer, as experiências acumuladas ao longo dos milênios.
O que geralmente ocorre é que o Espírito que se reconhece culpado cria, inconscientemente, um mecanismo de autopunição. Sabe que infringiu as Leis Divinas e por isso não se permite ser feliz.
Assim, nos porões da consciência, o que Freud chama ID, estão esses clichês mentais que muitas vezes são causadores de depressões graves.
Por essa razão, nem sempre é possível reverter esse mal sem uma ação profunda e efetiva, nas raízes do problema. O que acontece, muitas vezes, é que, sem se aperceberem da gravidade da enfermidade, muitos pais fortalecem as bases da depressão nos primeiros anos de existência dos filhos, adotando um comportamento inadequado.
Quando a educação se baseia principalmente em questões materiais, visando uma projeção social e a abastança financeira do ser, geralmente está se criando fortes bases para que a depressão possa se instalar.
Um exemplo simples está no fato de pais e educadores massificarem a ideia de que o sucesso é de quem consegue um lugar de destaque na sociedade.
E que vencer na vida significa ter um cargo importante e dinheiro sobrando.
Desde pequena a criança aprende a fazer cálculos, ouve falar em investimentos financeiros, juros, aprende a comparar seus brinquedos com os do amigo, o carro do pai com o carro do vizinho, etc.
É iniciada desde cedo num mundo de competições, de concorrências, de incentivo ao ter em detrimento do ser.
Por tudo isso, quando essa criança se torna adulta e mergulha numa profissão, não está preparada para lidar com as emoções e fraquezas que trouxe consigo de outras eras.
Saberá muito bem calcular o quanto seu colega ganha mais do que ele, mas não subtrair uma simples ofensa do companheiro de trabalho.
Saberá lutar pela primeira posição na empresa, mas não tolerar a mínima frustração de um afeto não correspondido.
Conseguirá traçar metas brilhantes para elevar os lucros da empresa, mas não vencer o abismo que o distancia dos entes queridos.
Criará estratégias eficientes para elevar-se na hierarquia, galgando postos de relevância, mas não compartilha a mínima tarefa em equipe.
Quando não consegue nenhuma dessas façanhas que julga importantes, frustra-se e acredita-se imprestável, impotente, inútil.
E, no final de tudo, aparece a depressão. Esse mal que tem origem nas raízes do ser imortal e que é causa de muitas desgraças nos dias atuais.
Outro ponto falho é deixar de passar às crianças a ideia de Deus como um Pai amoroso e justo, além de extremamente misericordioso.
Se ele cresce com a certeza da existência de Deus e do Seu amor, saberá confiar e alimentar a esperança de dias melhores, mesmo tendo que enfrentar algumas noites sem estrelas.
A criatura que crê em Deus jamais se desespera, mesmo sabendo-se devedora das leis que regem a vida, pois tem a certeza de que Deus não quer o castigo nem a morte daquele que dá um passo em falso.
Sabe que Deus deseja, tão somente, que acertemos o passo no compasso das Suas soberanas leis.
* * *
Se o seu coração lhe diz que você já tropeçou antes, e as feridas abertas em sua alma o impedem de ser feliz, é momento de parar um instante para refletir.
É o momento de abrir a alma ao Criador, reconhecendo os atos insanos e rogar o Seu perdão em forma de oportunidades para refazer o caminho.
Certamente ouvirá a resposta do Pai amoroso a lhe dizer com suavidade:
Filho, cada dia que amanhece é a renovação da Minha confiança na sua redenção, no seu aprendizado, no seu progresso, como filho da luz que é.
E enquanto houver dias amanhecendo, você saberá que o convite do Criador está se repetindo ao seu coração de filho bem-amado.
Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 6, ed. Fep.
Em 29.09.2009."

domingo, 25 de setembro de 2011

Instituto Butantan

Queridos a dica dessa vez é o Instituto Butantan em São Paulo. Além da visitação ao múseu o Butantan possui um belíssimo parque com cerca de 80 hectares e mais de 62% em área verde, atraindo mais de 300 mil pessoas anualmente, é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Parque Butantna

Além de possuir uma imagem centenária de qualidade, mantém em seu parque um centro de exposições os museus Biológico, Histórico, Microbiologia em seu parque e o quarto museu, o Museu do Emílio Ribas, especializado em história da saúde.

(Informações extraídas do site www.butantan.gov.br)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mãe

Mãe

(Fábio Jr.)

Mãe, você sempre de olho em mim
Às vezes, juro não reparo
Mãe, seu colo sempre ali presente
Amor, tão puro amor...
Tão raro
Mãe, perdoa minha ausência
Às vezes tenho trabalhado muito
Mãe, mas como você mesma diz
Trabalho com amor gera bons frutos
Mãe teu infinito amor
Eterno amor é tão profundo
Mãe, você parece às vezes
Que é mãe de todo mundo
Mãe agora aqui diante de você declaro
Minha vida fica mais bonita
Com você do lado, do meu lado
Te amo tanto, tanto e te agradeço sempre
E sempre que eu puder eu estarei por perto
Claro
Mãe




(Imagem extraída da internet)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A força do pensamento

“Necessário vigiar as entradas do coração e permanecer no posto da prece.”
Joanna de Ângelis



(Imagem extraída da internet)


Jesus recomendou-nos o vigiar e orar para não cairmos em tentações. Será que estamos sabendo praticar esse ensinamento adequadamente? Muitas vezes empreendemos grandes esforços nas contínuas orações, mas esquecemos do tão importante “Vigiar”.

Vigiar nossos pensamentos, nossas atitudes, nossos sentimentos. Muitas vezes damos importância a fatos e pessoas que nos colocam diante da vida em posição desfavorável e temos esses conceitos como verdadeiros em nossas vidas.

Esses pensamentos povoam nossa cabeça de forma a nos colocar sempre para baixo ao invés de nos edificar. É isso que temos de combater. Que possamos vigiar nossos pensamentos para que não nos sabotemos diante da vida feliz que nos espera.

Como predetermina a Lei Maior temos de nos valorizar e deixar para traz tudo o que não nos faz crescer. Vigiar é estar atento ao cumprimento das Leis Divinas, e orar é entrar em sintonia com Deus, aproximando-se Dele, comunicando-se com Ele.Como podemos estar em sintonia com o Pai se nossas atitudes estiverem contrárias às Suas sábias e justas Leis?

E entendo como Leis Divinas aquelas que nos faz imagem e semelhança Dele, portanto, cheios de luz, amor e confiança de que realmente temos o direito de ser felizes.

Façamos uma reflexão sobre este grande ensinamento do Mestre Jesus, e busquemos praticar o abençoado caminho do equilíbrio e da moderação em nossas atitudes cotidianas. Não é fácil essa caminhada, mas ter paciência consigo mesmo e recorrer à prece, é um bálsamo para nosso coração muitas vezes aflito!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aquilo que os falta

Temos de tudo: saúde, família, emprego, bens materiais, somos responsáveis e levamos uma vida social e religiosa como manda o figurino, mas por que muitas vezes um vazio fala mais alto?


Às vezes sinto isso, não tenho vergonha de assumir. E nesses momentos paro para pensar. Chego a me cutucar tanto que perco a fala. Imagino que muitas pessoas passam por isso. Não nos contentamos com coisas efêmeras, buscamos algo a mais. E esse algo mais é justamente valorizarmos aquilos que temos e não essa falta desenfreada.

Dedicar mais tempo a nós mesmo, entender aquilo que realmente somos e gostamos, nos respeitar e esquecer os protocolos da sociedade, daqueles que estão a nossa volta e seguir nosso coração é o que preenche o nosso coração.


Não temos de forma alguma que nos equiparar a quem quer que seja, na busca de uma felicidade que não é nossa. Como é difícil entender isso!



Hoje assisti ao filme nacional "De pernas para o ar". Na história uma mulher moderna esquece suas prioridades íntimas em busca de sucesso profissional e financeiro. Com a conquista dessa independência, nós mulheres, tendemos a acreditar que nosso trabalho é mais importante. Ledo engano. O que precisamos mesmo é trazer harmonia para o nosso interior, nos conhecer e a nossos anseios mais verdadeiros e, nessa superação, ser fiéis a nosso bem-estar e encontrar o caminho para ultrapassar aquilo que nos falta.


(Imagens extraídas da internet)